O adeus aos velhos cartões de embarque

                                                                    
A companha aérea Southern Airlines (SA) instalou no aeroporto de Nanyang, na província de Henan, o primeiro sistema inteligente de embarque, no dia 28 de junho, permitindo aos passageiros o embarque através do reconhecimento facial em vez do tradicional processo com o cartão de embarque e passaporte.

O primeiro passo do procedimento é a recolha do avatar (fotografia) durante o processo de verificação de segurança. A informação é primeiramente usada para verificar a identidade dos passageiros na base de dados. 

Os passageiros podem registar-se, através do aplicativo da SA, carregando previamente uma fotografia para a base de dados a partir do celular.

Na chegada às portas de embarque, os passageiros deixam de necessitar do cartão de embarque e passaporte, pois o sistema de reconhecimento facial captura a imagem e realiza automaticamente a correspondência com a lista de passageiros. Após a correspondência ser bem-sucedida, o passageiro pode embarcar, sendo que todo o processo tem a duração de cerca de um segundo.

Na verificação de segurança, nas zonas de espera e nas portas de embarque, caso durante o processo de inspeção e correspondência surjam problemas, os funcionários garantirão os serviços de acordo com o processo tradicional.

Alguns passageiros usam fotografias que foram retocadas ou melhoradas, e que se tornam inconsistentes com a restante documentação, pelo que poderão não conseguir que a correspondência seja concretizada durante o processo, explicou um funcionário.

Os passageiros que queiram experimentar o serviço devem carregar os documentos e fotografias para a base de dados através do aplicativo para o efeito.

“A Southern Airlines é a primeira companhia a usar a tecnologia de reconhecimento facial para providenciar serviços mais inovadores aos passageiros, liderando a nível internacional”, disse Han Wensheng, director-geral adjunto da SA, explicando também que o aplicativo da companhia disponibiliza funcionalidades como pagamentos, localização, reserva de lugares e os componentes associados ao reconhecimento facial, permitindo aos passageiros desfrutar dos serviços e produtos oferecidos pela empresa.

De acordo com as informações divulgadas, a China Southern Airlines tenciona no futuro expandir o uso desta tecnologia. 

Em 2018, o novo terminal T2 do Aeroporto Baiyun, em Guangzhou, contará já com este sistema de embarque, tal como o novo aeroporto de Beijing, oferecendo aos passageiros uma rápida e conveniente experiência.

(Com o Diário do Povo)

Comentários