O papo de Mr. Trump com a astronauta Peggy Whitson

                                                                                                                                             Nasa
Observações do Presidente Trump em vídeo-chamada com astronautas da NASA a bordo da Estação Espacial Internacional


NASA: Casa Branca, este é Controle de Missão, Houston. Por favor, ligue para a Estação para uma verificação de voz.

O PRESIDENTE: Está me ouvindo?

CMDR. WHITSON: Sim, senhor. Nós temos você alto e claro.

O PRESIDENTE: Bem, isso é o que gostamos - grande equipamento americano que funciona. E isso não é fácil. (Riso.)

Quero dizer que é muito emocionante estar aqui hoje - muito, muito excitante - e falar com você ao vivo com três astronautas americanos. Estes são os nossos melhores. Estes são grandes, grandes americanos, grandes pessoas. Dois juntam-nos da órbita a bordo da estação espacial internacional: comandante Peggy Whitson e coronel Jack Fischer. E Peggy Whitson tem estabelecido discos, e nós vamos falar sobre isso muito em breve.

Eu estou aqui no escritório oval, junto com minha filha Ivanka e o astronauta Kate Rubins, que retornou recentemente do espaço e da estação espacial. Juntos, estamos sendo acompanhados por estudantes de toda a América, milhares e milhares de alunos que estão aprendendo - eles estão aprendendo sobre o espaço, aprendendo sobre muitas outras coisas - e estão assistindo esta conversa da sala de aula. E, por toda parte, temos astronautas e temos todos, que estão voando agora, 17.000 milhas por hora. Isso é quase tão rápido quanto eu já ouvi. Eu não gostaria de estar voando 17000 milhas por hora. Mas é isso que você faz.

Peggy, Jack e Kate, eu sei que os estudantes da América estão emocionados em ouvir de você. Mas primeiro, eu quero dizer que este é um dia muito especial na gloriosa história do vôo espacial americano. Hoje, comandante Whitson, você quebrou o recorde para o tempo mais total gasto no espaço por um astronauta americano - 534 dias e contando. É um disco incrível para quebrar. E em nome da nossa nação e, francamente, em nome do mundo, eu gostaria de parabenizá-lo. Isso é realmente algo. E eu gostaria de saber, como é a sensação de ter quebrado um registro tão grande e importante?

CMDR. WHITSON: Bem, é realmente uma grande honra quebrar um disco como este, mas é uma honra para mim, basicamente, estar representando todas as pessoas da NASA que fazem este vôo espacial possível e que me fazem definir este registro viável. E por isso é muito emocionante estar na NASA. Estamos todos muito ansiosos, conforme orientado pelo seu novo projeto da NASA - estamos entusiasmados com as missões a Marte nos anos 2030. E então nós, fisicamente, temos hardware no chão que está sendo construído para o foguete SLS que vai nos levar lá. E, claro, o hardware que está sendo construído agora vai ser para os vôos de teste que acabará nos levando lá.

Mas é uma época muito emocionante, e eu estou tão orgulhoso da equipe.

O PRESIDENTE: Ótimo. E o que estamos aprendendo de ter você gastando seu tempo lá em cima? Eu sei que muita pesquisa é feita; Eu estou tendo um vislumbre de alguns deles aqui no Salão Oval. O que estamos aprendendo estando no espaço?

CMDR. WHITSON: Bem, eu acho que provavelmente a Estação Espacial Internacional está fornecendo uma ponte chave de nós que vivem na Terra para ir a algum lugar no espaço profundo. Então, nessas missões de Marte, precisamos entender melhor como a microgravidade está realmente afetando nosso corpo, e precisamos compreendê-lo em grande detalhe. Assim, muitos dos estudos estão olhando para o corpo humano. Também estamos olhando para coisas que envolvem operações de veículos espaciais nessas missões de longa duração e os avanços tecnológicos que serão necessários.

Por exemplo, em uma missão de Marte em vários anos, precisamos ser capazes de fechar o sistema de suporte de vida, e isso significa que, agora, por exemplo, estamos tomando a energia solar que coletamos e usá-la para quebrar Água em oxigénio e hidrogénio. O oxigênio, nós respiramos, é claro. Usamos o hidrogênio, combinamo-lo de volta com o CO2 que tiramos do ar, e fazemos mais água. Mas a água é um recurso tão precioso aqui que também estamos limpando nossa urina e tornando-a potável. E realmente não é tão ruim quanto parece.

PRESIDENTE: Bem, isso é bom. Fico feliz em ouvir isso. (Risos.) Melhor você do que eu. Vou dizer, coronel Fischer, você acabou de chegar, e como foi a sua viagem? Complicado? Fácil? Como foi?

COL. FISCHER: Oh, senhor, foi incrível. Ele fez até mesmo o meu amado F-22 sentir um pouco pouco poder. Eu lancei em um veículo russo com meu amigo russo, Fyodor Yurchikhin, do Cazaquistão. Conseguimos a mudança de perspectiva imediata quando chegamos à órbita, e vi aquela linha de vida frágil, fina e azul ao redor da Terra. Seis horas depois, estamos ancorados na estação. No dia seguinte, eu instalo um experimento no módulo japonês que vai estar procurando novas drogas e como podemos fazer essas drogas para distrofia muscular, Alzheimer, bactérias multi-resistentes a drogas - todos os tipos de coisas. Algumas horas depois, assisti ao nosso tripulante, Thomas Pesquet, um francês, dirigir um braço robótico canadense para capturar uma nave espacial da Virgínia, transportando 3,5 toneladas de carga e de ciência que vai nos manter ocupados nos próximos meses,

Senhor, é incrível. Oh, e então, você sabe, agora eu estou falando com o Presidente dos Estados Unidos, enquanto pendurado em uma parede. É incrível. A Estação Espacial Internacional é, de longe, o melhor exemplo de cooperação internacional eo que podemos fazer quando trabalhamos juntos na história da humanidade. E eu estou tão orgulhoso de ser uma parte dela. E é simplesmente legal. (Risos.) Como, ontem, eu tinha - bem, lá está você - há o nosso ninja de espaço residente fazendo a demonstração da gravidade. E ontem de manhã, eu tinha o meu café em forma de bola floaty, e, senhor, estava delicioso. Então, é incrível.

O PRESIDENTE: Diga-me, Marte - o que você vê um momento para realmente enviar seres humanos para Marte? Existe um horário? E quando você veria isso acontecer?

CMDR. WHITSON: Bem, eu penso que como sua conta dirigida, será aproximadamente nos 2030s. Como eu mencionei, nós realmente estamos construindo hardware para testar o novo veículo de lançamento pesado, e este veículo nos levará mais longe do que nunca estivemos longe deste planeta. Infelizmente, o vôo espacial leva muito tempo e dinheiro, então chegar lá exigirá alguma cooperação internacional para que seja uma abordagem planetária para torná-lo bem-sucedido, só porque é um esforço muito caro. Mas vale a pena fazer.

O PRESIDENTE: Bem, queremos tentar fazê-lo durante o meu primeiro mandato ou, na pior das hipóteses, durante o meu segundo mandato. Então vamos ter que acelerar um pouco, ok?

CMDR. WHITSON: (Risos.) Faremos o nosso melhor.

O PRESIDENTE: Ah, sim. E tenho muito respeito por vocês, pessoal. É incrível o que você faz. E eu só quero apresentar outro grande. Kate Rubins está conosco hoje, e ela tem sido tão impressionante com a pesquisa e tantas outras coisas que têm a ver com a NASA. E, Kate, eu entendo que você é a primeira pessoa a seqüenciar o DNA no espaço. Você pode nos dizer sobre isso?

DR. RUBINS: Sim. Então isso foi realmente apenas neste último verão, e é um exemplo real do que podemos fazer com tecnologia e inovação. Temos um seqüenciador até o tamanho de seu celular, e nós fomos realmente capazes de voar a bordo da estação espacial e DNA de seqüência. Não é apenas a demonstração de tecnologia, mas podemos usar isso para fazer coisas como detectar micróbios na estação espacial, olhar para a saúde dos astronautas. Podemos facilmente usar isso em ambientes baseados na Terra, também, para procurar focos de doenças e para fazer saúde rural também.

O PRESIDENTE: Isso é fantástico. Isso é realmente ótimo. Eu vi alguns dos trabalhos, e é incrível. Você sabe, eu tenho lidado com políticos tanto, estou muito mais impressionado com essas pessoas. Você não tem ideia.

Agora, falando de outra pessoa impressionante - Ivanka, você esteve muito interessado neste programa. Conte-nos algo sobre isso.

SENHORA. TRUMP: Olá, Dr. Whitson. Em primeiro lugar, parabéns pelo seu incrível marco hoje. Você pode saber que meu pai recentemente assinou o Inspire Women Act para incentivar a participação feminina em STEM campos em todas as áreas aeroespaciais, e realmente com um foco na NASA. Portanto, incentivar as mulheres e raparigas a prosseguir carreiras STEM é uma grande prioridade para esta administração.

E hoje estamos sentados com um exemplo surpreendente disso - Dr. Rubins, e você, Dr. Whitson. Então, eu adoraria ouvir de você, qual foi o impulso para você se envolver nas ciências?

DR. RUBINS: Sim, então quando eu tinha uns quinze anos, eu realmente fui a uma conferência, e isso foi muito inspirador para mim. Era uma espécie de início de DNA recombinante e biologia de compreensão. E, portanto, apenas essa exposição aos cientistas e os tipos de coisas que você pode fazer com a ciência e inovação tecnológica.

SENHORA. TRUMP: Incrível. Dr. Whitson?

CMDR. WHITSON: Para mim, na verdade, o programa Apollo foi minha inspiração, e foi quando se tornou um sonho se tornar um astronauta. Mas eu realmente não acho que se tornou um objetivo até que eu me formei no ensino médio, quando as primeiras astronautas foram selecionados. E vendo esses modelos, e com o encorajamento de meus pais e vários mentores na faculdade e pós-graduação, e quando comecei a trabalhar em Rice, isso é o que tornou possível, penso eu, tornar-se um astronauta. E isso me levou muito mais tempo para me tornar um astronauta do que eu realmente queria, mas acho que sou melhor no meu trabalho por causa da jornada.

SENHORA. TRUMP: Você é uma inspiração incrível para todos nós. Gostaria também de lhe fazer mais uma pergunta. Eu sou incrivelmente curioso, como eu tenho certeza que todos os estudantes em todo o país são, para saber como é um dia na vida no espaço. Você poderia compartilhar como é um dia típico, quais são os desafios, apenas alguns momentos especiais?

CMDR. WHITSON: Bem, um dia típico, nós acordamos e olhamos para as mensagens do chão, porque temos uma equipe de chão enorme que está trabalhando durante a noite para preparar mudanças ou os detalhes dos testes que vamos realizar ao longo do curso do dia. Então a primeira coisa que faço é verificar isso, ver o que mudou.

Mas em qualquer dia, pode ser tão dramaticamente diferente. Em um dia, poderíamos nos concentrar na ciência. Em outro dia, poderíamos estar consertando o sistema de remoção de dióxido de carbono. Em outro dia, logo Jack e eu vamos fazer uma caminhada espacial. Conversamos, no último sábado, fizemos operações de robótica. Eu amo a diversidade das diferentes atividades que fazemos. Além disso, temos mais de 200 investigações a bordo da estação espacial, e penso que é uma parte fenomenal do dia.

Claro, há também apenas a vida e, a bordo da estação espacial, é um ambiente tão original e romance. Nada que estamos acostumados a no chão. E é tão especial estar apenas em gravidade zero. Então Jack é o cara novo aqui, e eu acho que ele provavelmente pode lhe dar uma perspectiva melhor sobre o que é isso.

COL. FISCHER: Bem, você sabe, tudo aqui - meu pai sempre disse que se você ama o que faz, nunca trabalha um dia em sua vida. E nós trabalhamos muito duro aqui, mas não é realmente trabalho, é apenas divertido. É como jogar forte quase, só que você está mudando o mundo enquanto você faz isso.

E então no tempo fora, a outra manhã eu estava trabalhando para fora, e em nossa máquina que nós trabalhamos fora, logo abaixo é a janela de cúpula. E assim quando você está no dispositivo onde você faz crunches, toda vez que você subir, você vê a janela. E é incrível porque você meio que vai, crunch, "Oh, meu Deus, isso é lindo! Eu tenho que fazer isso de novo." Crunch, "Oh meu Deus, isso é bonito." É incrivel. Tudo o que fazemos aqui é divertido, e é tão bom saber que estamos a fazer a diferença no terreno e para o futuro da humanidade também. Então é um trabalho incrível e incrível.

O PRESIDENTE: Você está fazendo uma grande diferença, eu tenho que dizer. E este é um momento muito emocionante para o nosso país, e você vê o que está acontecendo com o nosso país em termos de empregos, em termos de negócios, e há tal entusiasmo e tal entusiasmo. Muitos empresários americanos estão correndo para o espaço. Tenho muitos amigos que estão tão entusiasmados com o espaço. Eles querem se envolver no espaço do ponto de vista do empreendedorismo e dos negócios.

Conte-nos sobre as oportunidades que poderiam existir para a próxima geração de cientistas e engenheiros. É algo que você acha um estudante - porque você tem tantos estudantes, centenas de milhares assistindo - é algo que você acha que os alunos devem estar se concentrando, ou eles devem estar pensando em outros assuntos? O que você acha que são as oportunidades para jovens estudantes que querem se envolver no espaço?

COL. FISCHER: Senhor, absolutamente. Eu acho que este é provavelmente o mais emocionante na exploração espacial, certamente na minha vida. Estamos prestes a ter apenas uma explosão de atividade. Há tanto envolvimento na estação espacial com indústrias comerciais e parceiros comerciais. Temos um programa completo para gerenciar a ciência. A NASA fez um trabalho maravilhoso de semear uma nova indústria com o Programa de Tripulação Comercial eo Programa de Carga Comercial para que possamos construir a infra-estrutura que precisamos para a exploração futura.

Uma coisa que eu amo sobre os empresários americanos é, uma vez que você obtê-los ir, é melhor ficar fora do seu caminho, porque eles vão começar chucking. E nós estamos prestes a esse ponto. A NASA está assumindo aquela tarefa cara, difícil e complexa de ir mais longe e mais fundo no espaço com o maravilhoso novo foguete Space Launch System e Orion. E então, assim que abrirmos a porta, essa infra-estrutura incrível que estamos construindo vai estar lá para pegar o bastão e continuar para as estrelas.

Gostaria de dizer a todos os alunos que estão assistindo, o momento de ficar animado é agora. Se você não está estudando ciência e matemática, você pode querer pensar sobre isso porque nosso futuro nas estrelas começa agora, e você pode ser uma parte disso se, como o Dr. Whitson, você pode encontrar essa paixão e trabalhar muito duro . E nós vamos encontrar um ponto de apoio permanente nas estrelas para a humanidade se você fizer isso.

PRESIDENTE: Bem, obrigado. Muito bem dito. E eu tenho que dizer, há uma aplicação militar tremenda no espaço. Nós estamos reconstruindo nossas forças armadas como nunca antes. Estamos ordenando equipamentos e teremos os militares mais fortes que já tivemos, os militares mais fortes que o mundo já viu, e não houve tempo em que mais precisamos. E tenho certeza que todo estudante que está assistindo quer saber, o que é o próximo para os americanos no espaço.

Estou muito orgulhoso de ter assinado um projeto de lei comprometendo a NASA com o objetivo de enviar os astronautas da América para Marte. Então vamos fazer isso. Acho que faremos muito mais cedo do que pensamos. Então, qual de vocês está pronto para ir a Marte? Você está pronto? E eu acho que você está pronta. Eu sei que você está pronta, certo? Nós apenas discutimos isso. Ela gostaria de ir a Marte muito rapidamente. Quem está pronto para ir para Marte lá em cima?

CMDR. WHITSON: Estamos absolutamente prontos para ir para Marte. Vai ser uma viagem fantástica chegar lá, e muito emocionante vezes, e todos nós seria feliz para ir. Mas quero que todos os jovens lá fora reconheçam que os passos reais serão tomados em poucos anos. E assim, estudando matemática, ciência, engenharia, qualquer tipo de tecnologia, você vai ter uma parte nisso, e isso vai ser muito emocionante.

O PRESIDENTE: Quero agradecer-lhe muito. E, Dr. Whitson, eu apenas - parabéns. Surpreendente. Que coisa incrível que você fez. Todos aqui - eu sei que você é família - mas todo mundo aqui é incrivelmente orgulhoso do recorde que você acabou de quebrar. Espero que cada jovem americano assistindo hoje encontre, no seu exemplo, uma razão para amar o espaço e pensar no espaço porque muitas coisas grandes vão sair, enormes descobertas na medicina e tantos outros campos.

Então, muito obrigado. Eu quero dizer que Deus te abençoe, Deus abençoe a América. Estamos muito, muito orgulhosos de você, e muito orgulhosos de sua bravura. Muito obrigado.

(Com a Casa Branca)

Comentários