Chegará a Cuba neste sábado o papa Francisco

                                                                       

O papa Francisco chegará a Cuba, neste sábado, 19 de setembro, para iniciar uma visita apostólica ao nosso país, a qual se estenderá até 22 de setembro.

Sua Santidade realizará uma visita de cortesia ao presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, Raúl Castro Ruz e cumprirá um programa de atividades pastorais em Havana, Holguín e Santiago de Cuba.

Videomensagem ao povo de Cuba

"Vou visitá-los para compartilhar a fé e a esperança, para que nos fortaleçamos mutuamente no acompanhamento de Jesus", expressou o Sumo Pontífice em sua mensagem ao povo

Queridos irmãos:

Faltam já poucos dias para minha viagem a Cuba.

Com este motivo desejo enviar-lhes uma saudação fraternal antes de encontrarmo-nos pessoalmente.

Vou visitá-los para compartilhar a fé e a esperança, para que nos fortaleçamos mutuamente no acompanhamento de Jesus. Faz-me muito bem e me ajuda muito pensar em sua fidelidade ao Senhor, no ânimo com que enfrentam as dificuldades de cada dia, no amor com que se ajudam e sustentam no caminho da vida. Obrigado por esse testemunho tão valioso.

Da minha parte, quero transmitir-lhes uma mensagem muito simples, mas penso que é importante e necessária. Jesus quer muito vocês a sério. Ele leva vocês sempre no coração. Ele sabe melhor que ninguém o que cada pessoa necessita, o que anseia, qual é seu desejo mais profundo, como é nosso coração e Ele nunca nos abandona, e quando não nos comportamos como Ele espera, sempre fica ao nosso lado, disposto a acolher-nos, a confortar-nos, a dar-nos uma nova esperança, uma nova oportunidade, uma nova vida. Ele nunca parte, Ele está sempre aí.

Sei que vocês se estão prontificando para esta visita com uma oração, agradeço isso infinitamente. Necessitamos orar, necessitamos a oração, esse contato com Jesus e com Maria, e sinto uma alegria imensa que seguindo o conselho dos meus irmãos bispos de Cuba estejam repetindo muitas vezes ao dia essa oração que aprendemos quando crianças: “Sagrado Coração de Jesus, fazei meu coração semelhante ao teu”. É bonito ter um coração como o de Jesus, para saber amar como Ele, perdoar, dar esperança, acompanhar.

Quero estar entre vocês como missionário da misericórdia, da ternura de Deus. Mas permitam-me que os anime também a que vocês sejam missionários desse amor infinito de Deus, que não falte a ninguém o testemunho de nossa fé, de nosso amor; que todo mundo saiba que Deus sempre perdoa, que Deus sempre está de nosso lado, que Deus nos quer.

Vou ir também ao Santuário da Virgem do Cobre como mais um peregrino, como um filho que está desejando chegar à casa da mãe. A Ela confio esta viagem e também a confio a todos os cubanos.

E por favor, lhes peço para orarem por mim, que Jesus os abençoe e a Virgem Santa os cuide." (Com  O Granma)

Comentários