Por ironia do destino o nome do bloco de Carnaval do Sindicato dos Jornalistas é Bloco do Pescoção. Justamente quando tento me recuperar de um acidente que me abriu uma cratera no pescoço...junto com uma cirurgia nem tão bem-sucedida no olho direito...Mas vamos lá. É hora de sambar...(Este espaço está funcioando em caráter precário....)





"Bloco do Pescoção" é o nome do bloco de carnaval que começou a ensaiar na sede do Sindicato, sob o comando do jornalista Zu Moreira e direção musical de Warley Henrique. O próximo ensaio será neste sábado, 17/1/15, e a concentração, na terça-feira de carnaval, 17/2, no quarteirão da Avenida Álvares Cabral, entre ruas da Bahia e Espírito Santo, em frente à Casa do Jornalista. 

A ideia nasceu numa mesa de bar e teve pronto apoio do presidente do Sindicato, Kerison Lopes. Divulgada em redes sociais, a iniciativa ganhou logo grande adesão. Sábado passado, 10 de janeiro, aconteceu o primeiro encontro para ensaio do samba enredo “Hoje ninguém vai ser censurado”, composto por Ricardo Corrêa e Rodrigo Rodrigues. 

Segundo Zu Moreira, trata-se de uma homenagem aos jornalistas, categoria que tem importante papel no renascimento do carnaval belo-horizontino nos últimos anos. “O carnaval de Belo Horizonte virou notícia nacional”, observa Zu, acrescentando que faltava um bloco de jornalistas. “Temos uma profissão muito difícil e precisamos de coisas assim para desestressar.” 

Apesar de criado por jornalistas, o bloco conta com adesão de publicitários, relações públicas e profissionais de comunicação em geral. “É um bloco aberto a todos que gostam da folia”, informa Zu Moreira, que tem um blog ancorado no portal O Tempo e é autor de uma pesquisa sobre os sambistas em Minas Gerais. 

O Bloco do Pescoção foi cadastrado na Belotur e contará com toda a estrutura oficial do carnaval da cidade. A gravação do samba enredo está sendo finalizada e será criada uma logomarca. Um patrocinador também será bem-vindo, diz Zu Moreira. “Aos poucos vamos colocando o bloco na rua”, promete o jornalista e sambista. 

“Liberdade de Expressão”

O carnaval deste ano promete mesmo ser animado para os jornalistas mineiros. O Sindicato foi convidado pelo radialista Tutti Maravilha – e aceitou – desfilar no bloco “Liberdade de Expressão”, da Escola de Samba Cidade Jardim. Tutti será homenageado pela escola e quer a participação dos colegas de profissão no desfile. 

"Hoje ninguém vai ser censurado"

Aprenda a letra do samba enredo e participe do Bloco do Pescoção. Os ensaios acontecem aos sábados na Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400). 

Hoje ninguém vai ser censurado
Letra e música: Ricardo Corrêa e Rodrigo Rodrigues

Sou jornalista 
Eu ganho mal
Mas vim pular meu carnaval
Eu tô de plantão, vou pro Pescoção
Mas da folia eu não abro mão! (2x)

(A pauta)
A pauta caiu
O vivo falhou
A voz tá rouca no rádio
Das cervejas que eu bebi
Mas hoje, mas hoje não saio daqui

(A fonte)
A fonte sumiu
Eu sou assessor
Reunião não acaba
Telefone já tocou, ferrou
Sua demanda já me estressou

(Eu sou)
Eu sou repórter, mas o editor é que me enche de perguntas
Se a fonte é boa, se eu vou bancar
Pré-checa pra poder soltar

Eu sou repórter, mas lá de cima já mandaram questionar
Se o envolvido for um amigo
Pré-checa pra não magoar
Se o envolvido for um amigo
Pré-checa pra não magoar

(Mas hoje)
Hoje ninguém vai ser censurado
O passaralho, só pra quem ficar calado
O gravador ficou em casa, a notícia somos nós
O microfone é pra soltar a voz.


Comentários