Seja muito feliz, Neide!

                                             


José Carlos Alexandre


Minha amiga Neide Pessoa Couto está completando hoje 78 anos, alerta-me mensagem em seu telefone.

Bom lembrete.

Conheci Neide no Sindicato.

Ela, jornalista, larga atuação sindical e política.

Creio que da segunda vez que nos encontramos convidou-me discretamente para ingressar em seu partido.

Partindo dela, senti-me realmente orgulhoso.

Afinal uma pessoa tão tênue, tão educada ( uma parenta de primeira linha com seu amigo de tantas atuações políticas no passado nas vilas e favelas de Belo Horizonte, o padre Lage) reconhecia-me com credenciais suficientes para militar a seu lado...

Com alguma dificuldade consegui dizer-lhe que há décadas e mais décadas militava num partido de nome quase idêntico ao seu (divergências históricas e de ordem prática à parte).

Nem por isso nossa amizade ficou afetada.

Muito pelo contrário...

Muito me honra saber que tem pessoas da qualidade de Neide Pessoa numa organização política que aos olhos da maioria da população, seria uma espécie de irmã siamesa da minha...

E quando atuávamos lado a lado no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, ela efetiva ou dela suplente, pude beber sem vacilações de sua sabedoria.

De sua serenidade.

Ainda que eu, extremamente radical. defendesse teses que contrariavam sua convicção religiosa que é bastante profunda...

Estivemos juntos e com convicção e argumentos tamanhos que fomos vitoriosos: certa ocasião, a Secretaria de Desenvolvimento Social, a qual está ligado o CONEDH, cismou de retirar o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais da representação obrigatória do Conselho...

Conseguimos com muito custo, barrar, pelo menos no âmbito do CONEDH, a intenção...

Nas campanhas eleitorais no Sindicato nunca estivemos juntos...

Embora eu, no fundo, torcesse para que o espírito combativo de Neide Pessoa nunca faltasse à nossa entidade, tão carente de bons quadros...

Agora está sendo aberto o processo eleitoral outra entidade em que as condições de saúde ainda me permitem militar: a Associação Mineira de Imprensa.

Como gostaria de ver  Neide Pessoa também envolvida...

Neste dia tão especial, mando-lhe, ainda que fisicamente distante, minha afetuosa saudação.

Seja muito feliz, Neide.


Comentários