Noam Chomsky e as 10 manipulaçõ​es estratégic​as da mídia - The Internatio​nal Coalition

                                   
1 - A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO

O elemento-chave de controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção pública de questões importantes e mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, através da técnica de inundação ou alagamento contínuo distrações e informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para manter o público interessado nos conhecimentos essenciais na ciência, economia, psicologia, da neurobiologia e da cibernética. "Manter a atenção do público distraída longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem tempo para pensar, de volta para a fazenda e outros animais.
Trecho de "Armas silenciosas para guerras Quiet"

2 - CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES

Este método também é chamado "problema-reação-solução". Isso cria um problema, uma "situação" devido a causar alguma reação no público, de modo que seja as principais medidas que querem aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou intensifica a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, para que o público pense que a principal das leis seja a de segurança e políticas em detrimento da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica a aceitar como um mal necessário recessão de direitos sociais eo desmantelamento dos serviços públicos.

3 - A estratégia gradual

Para fazê-lo aceitar uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradualmente, um conta-gotas, por anos consecutivos. Isto é como radicalmente novas condições socioeconômicas (neoliberalismo) foram impostas durante os anos 1980 e 1990: o Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, o que é insuficiente para pagar ingressos decentes, tantas mudanças que causou uma revolução seria havia sido implementada de uma vez.

4 - A estratégia de adiar

Outra maneira de fazer uma decisão impopular de aceitar é apresentá-la como "dolorosa e necessária" para obter a aceitação do público para o momento para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar que o sacrifício de um futuro de um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não for utilizado imediatamente. Então, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que "tudo irá melhorar amanhã" e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá ao público mais tempo para se acostumar com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegar a hora.

5 - GO AO PÚBLICO como uma criança pequena

A maioria da publicidade dirigida ao público em geral utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantil, muitas vezes perto da fraqueza, como se o espectador fosse uma criança pequena ou um deficiente mental. Quanto mais você conseguir trazer enganar o espectador, mais se tende a adotar um tom infantil. Por quê? "Se você abordar uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, devido à sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, uma resposta ou reação também carece de um sentido crítico como de uma pessoa com 12 anos ou mais jovens.

Trecho de "Armas silenciosas para guerras Quiet"

6 - Use o lado emocional mais do que o reflexo

Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto-circuito na análise racional e, finalmente, o sentido crítico dos indivíduos. Além disso, o uso do registro emocional permite abrir a porta para o inconsciente para implantar o enxerto de idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos ...

7 - MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E MEDIOCRIDADE

Fazendo o público é incapaz de compreender as tecnologias e métodos para seu controle e sua escravidão. "A qualidade da educação dada às classes sociais mais baixas deve ser o mais pobre e medíocre possível, de modo que o fosso da ignorância que se situa entre as classes mais baixas para as classes sociais superiores seja e permaneça impossíveis de alcançar as classes mais baixas.
Trecho de "Armas silenciosas para guerras Quiet"

8 - para encorajar o público a ser complacentes com a mediocridade

Promovendo o público a pensar que a moda é o fato de ser estúpido, vulgar e inculto ...

9 - auto-culpa FORTALECER

Fazer o indivíduo acreditar que só ele é o culpado pela sua própria desgraça, por causa do fracasso da sua inteligência, suas habilidades, ou os seus esforços. Assim, ao invés de se rebelar contra o sistema económico, o indivíduo se impotente e culpar a si mesmos, o que leva a um estado depressivo que um de seus efeitos é a inibição da sua ação. E sem ação, não há revolução!

10 - CONHECER OS INDIVÍDUOS melhor do que eles conhecem a si mesmos

No curso dos últimos 50 anos, os avanços da ciência levaram a lacuna de conhecimento acelerado crescente entre o público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes. Graças à biologia, a neurobiologia ea psicologia aplicada, o "sistema" tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, seja fisicamente ou psicologicamente. O sistema foi capaz de compreender melhor a pessoa média do que ele conhece a si mesmo. Isto significa que na maioria dos casos, o sistema tem mais controle e um grande poder sobre os indivíduos do que os próprios indivíduos.


Comentários