Sinval Bambirra. Memória imortalizada numa praça da capital

Maria Auxiliadora Bambirra

Ao longo dos 46 anos que vivi ao lado de Sinval Bambirra experimentei momentos inusitados e de relevância, pois ele sempre fez questão de viver intensamente.Jamais cedeu espaço para sequer falar na morte. Acreditava ser eterno.
E hoje, depois de sete anos de ausência física, Sinval é alvo de homenagens da cidade que sempre amou tanto, com a presença honrosa do Sr. Prefeito Marcio Lacerda, autoridades políticas, parentes e amigos.Isto é a prova de que ele tinha razão.
A memória de um combatente social, quando tem seu nome gravado na placa de rua ou numa praça torna-se patrimônio da cidade.
Lembrei-me de como ele ficou feliz por ter concedido uma longa entrevista à professora Lucília de Almeida Neves Delgado. Ela estava desenvolvendo o projeto Memória Viva para a Universidade Federal, com e depoimentos de pessoas que sofreram e foram marcadas pelo golpe militar de 1964.
Sinval Bambirra comentou literalmente assim: "Foi gratificante saber que a minha voz fico9u imortalizada em 14 horas de gravação para a mais importante Universidade de Minas Gerais, a UFMG."
Agora, além da voz, Sinval Bambirra vem para a praça da capital de Minas Gerais e materializa-se através da escultura de um jovem artista mineiro, que soube tão bem imprimir toda a sua expressão de otimismo, de confiança e esperança no futuro do povo  brasileiro.ma família h
E eu que tive o privilégio de formar  uarmoniosa e unida até o fim dos dias de Bambirra, fui premiada de ver ainda o Brasil chegar no futuro, apesar dos embates e pressões naturais das contradições políticas.

Comentários

Fernanda Ribeiro disse…
Olá, meu nome é Fernanda RIbeiro, sou bisneta da minha querida, mas desencarnada, Diana de Oliveira Bambirra. Atualmente sou estudante de graduação da Universidade Federal de Ouro Preto, no curso de história. Me interesso muito em pesquisar sobre a trajetória de Silval sua repercussão na história politica e cultural do brasil nos anos 50 e 60. Se puder me mandar seu email ou algum contato, envie pra mim no fernandagabriella16@gmail.com

Atenciosamente Fernanda Ribeiro