Causos da minha terra

       Symphronio Veiga


O PINTO VALENTE DO PADRE DE ITAPECERICA DE MINAS

 Um dos vigários mais famosos de Itapecerica de Minas , hoje, nome da

rua principal da cidade , tinha um pinto como mascote, o Valente.

Certo dia, o pinto Valente desapareceu, e ele achou que alguém o havia

roubado.

No dia seguinte, na missa, o vigario perguntou ?

Algum de vocês aqui tem um pinto?

Todos os homens se levantaram.

Não, não - disse o vigario - não foi isso que eu quis dizer.

O que eu quero saber é se algum de voces viu um pinto?

Todas as mulheres se levantaram...

- Não, não - repetiu o vigario... - o que eu quero saber é se algum de

voces viu um pinto que não lhes pertence.

Metade das mulheres se levantou.

Não, não - desculpou-se o vigario novamente muito atrapalhado.

-Talvez eu possa formular melhor a pergunta:

- O que eu quero saber é se algum de voces viu o meu pinto?

Todas as freiras se levantaram.

- Esqueçam, esqueçam... vamos continuar a missa!

Sou testemunha ocular. Era um guri.

Assistia à missa na igreja matriz de São Bento, poiSym?


Comentários