Brasileirão tem novo dono


Flávio Anselmo – 13/3/11

Abro espaço pra Alexandre Kalil na minha Trincheira. Só tem lugar pra cabra macho que não teme a força dos poderosos e de inimigos de araque. Minha dúvida tá apenas na realidade dos fatos: a RedeTV tem condições técnicas de reportar aos anseios dos telespectadores, coisa que a Globo ignorava? Se tiver, David derrotou Golias de novo e caiu mais um ditador de falsas pregações democráticas.
Estou com Kalil quando ataca a Record, este tigre de papel, que faz festa apenas pra angariar simpatia. Na hora do vamos ver. Os bispos pulam fora.
É assustadora a informação de Kalil: o acordo poderia ser maior ainda caso Corinthians, Palmeiras, Santos, Flamengo, Botafogo, Vasco, Fluminense, Cruzeiro, Grêmio e Coritiba não tivessem corrido do pau, com medo da Rede Globo.
Isso em números, segundo Kalil, representa R$200 milhões por ano.
A RedeTV está no entusiasmo e garante que já comercializou mais de R$ l,548 bi propostos, porque o produto é excelente. Concordo.
Levou três – 2012 a 2014 –no acordo com o Clube dos 13.
Agora me convença, Kalil: sem os clubes acima, essa coisa funcionará, ou atrás de tudo está a Globo ainda assustada com a possibilidade de a Record manter-se na guerra?
Na política existe demais a presença da terceira via. Sabe que não vai vencer, porém tira votos de um dos candidatos fortes que o financia.
Seria a RedeTV esta terceira via usada pra validar o processo perante o Cade? Mais ou menos assim: a Rede Globo pulou fora, não apresentou proposta. A Record, eterno fogo de palha, cri-cri, pulou também. O processo legal tornou-se válido.
Então os dissidentes negociam com a Rede Globo.
Não participaram do processo, mas o validam posto existir, por trás de tudo, interesse global.
Alguém saiu prejudicado? Ninguém.

João-Sem-Medo, Rambo do Futebol, Urso Pardo das Montanhas Rochosas, Alexandre Kalil terá lugar cativo na Trincheira.
Porém, em nome da sobrevida do Atlético terá de negociar como os demais.
Bateu na Rede Globo. Entrementes (que verbete lindo, meu Deus!) foi útil ao objetivo da Poderosa ao desancar a Record:
“Este dinheiro da Record viria de origem duvidosa”.
Quanto à Globo apenas rebateu o discurso dela de que o futebol nunca trouxe lucros à empresa.
Engana-me que eu gosto, né Urso Bravo?

Alexandre Kalil afirmou que não sairá do Clube dos 13 por uma proposta menos lucrativa, apenas para agradar uma emissora de televisão. Segundo ele, nenhum clube nada em dinheiro, todos estão endividados e precisam do dinheiro da televisão
Bem no seu estilo de Urso Bravo, Kalil mandou ver: “não sou apaixonado por nenhuma televisão; sou apaixonado por meus filhos, minha mulher e meu time.”
Então, volto a pedir: me ajuda entender, Kalil. ]
Se patrocínio não manda em nada, não adianta fechar com certa televisão por causa do patrocínio na camisa, porque é mentira.
Se o que dá dinheiro para o futebol é televisão, internet, payperview – o maldito pagar pra ver – como fazer sem a Globo?. Só ela tem todo este esquema.
Finalmente, Kalil, meu companheiro de Trincheira: se Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Grêmio, Coritiba, Santos, Cruzeiro, Palmeiras, Santos e Corinthians pularam fora, o Galo contará com quem no Clube dos 13?

Bom a gente pode listar Internacional, Atlético Paranaense, São Paulo, Bahia e mais quem de importância?
Certa vez, o Atlético Paranaense quis encarar a Globo e seu presidente Petraglia caiu em desgraça e virou assunto nacional na página policial.
Não é seu caso, mas eu tenho comigo que amigo meu não tem defeito. Inimigo a gente põe. Portanto, cuidado.

O jogo de frases depois foi histórico. A fujona Record disse que “não participava de jogos com cartas marcadas”.
Porém o entusiasmo da RedeTV gerou todas as besteiras possíveis, por meio do seu direto Rômboli:
“O futebol vai ser a minha novela” – como não gosto de novelas, estou nágua.
"A Redetv! vai inovar. Com certeza, vai trazer novidades que vão surpreender. Uma delas: os desfiles de lingerie, com apresentação de Luciana Gimenez”. Jesus!!
“Outra ideia. O pessoal do Pânico participando das transmissões”. Caminhamos para o futebol transformado num grande circo. Ajuda aí, Kalil!

Existe uma coisa que me agradou nessa história: O planejamento da RedeTV! é ambicioso. “Em vez de mostrar futebol apenas nas quartas, sábados e domingos, a programação deve envolver mais datas”. Muito bom.
0 acordo prevê, contudo, o fechamento com todos os participantes. João Alberto Rômboli, poderoso da Redetv, garante que já trabalho estes acertos.
Kalil, eu estou que nem São Tomé. Quero ver pra crer. Torcendo pra que a coisa, realmente, seja diferente dos anos anteriores.
Ah, eu me esquecia que além dos direitos da TV aberta, o Clube dos 13 terá licitação também dos direitos para TV fechada, pay-per view dia 23 de março. De internet e celular, dia 24 de março.
Kalil, torço pra que a licitação do “pagar-pra-ver” dê furo, ninguém tope isso por falta de público. Resposta ao apartheid que os clubes querem impor ao futebol tupiniquim.


Flávio Anselmo

Acesse meu blog

Comentários