Artesãos de emoções


"Carpe Diem! Aproveitem o dia! Aproveitem a vida! Lembrem que, no médio prazo, todos nós iremos para a solidão de um túmulo e a melhor maneira de valorizar as nossas vidas é transformá-la, a cada minuto, em uma experiência inesquecível. Todos vamos morrer, mas a forma como vivemos, faz uma enorme diferença. Coloquem vida em seus anos e não anos em suas vidas. O mesmo raciocínio vale para os seus pacientes. Sejam artesãos das emoções dos seus pacientes. Enxergue as angústias, os sentimentos e as lágrimas, por detrás de cada sintoma ou sinal físico. Melhor do que prolongar a vida do seu paciente, é dar um colorido a ela, através do respeito, da sensibilidade e do amor. Irriguem com otimismo e humor a auto estima de cada um deles. Preocupem-se com o doente que tem uma doença e não com a doença que está no doente. Individualize cada paciente e dê a ele igual importância, independente da idade, do sexo, da cútis, da condição econômica, enfim... Cuidem do vosso CRM e não deixem que o CR$ venha deslustrar a sua imagem e macular toda a classe.
- Doem-se, mas não esperem muito retorno dos outros.
- Perdoem os seus inimigos. Fica bem mais barato do que enfrentá-los.
- Estudem muito! O conhecimento de ontem não garante nada hoje e muito menos amanhã. Se vocês não se atualizarem constantemente, seguindo os passos das pesquisas, das descobertas, dos avanços tecnológicos, da educação médica continuada, dos recursos e facilidades que a internet e o mundo virtual oferecem, vocês serão, a cada dia, menos médicos.
- Preparem-se para as derrotas que, certamente, terão pelo caminho. Basta que vocês se levantem uma vez a mais que as vezes que caírem, que chegarão ao sucesso. E isto se chama persistência e determinação. Só seremos dignos do palco se soubermos usar as nossas derrotas para conquistá-lo.
- Lutem contra a corrupção, em todos os níveis. Busquem valores que preservem a dignidade, a integridade, a verdade e a ética. A nossa sociedade encontra-se carcomida por vermes da corrupção e da hipocrisia. Vivemos um momento de invasões, de balas perdidas e de esquartejamento de corpos, entre tantos outros crimes bárbaros e hediondos. Convivemos com doenças evitáveis e até medievais. Em contrapartida, os indicadores econômicos mostram que teremos décadas fantásticas pela frente e cabe, a cada um de nós, combater este apocalíptico cenário de tragédias.
- Busquem a perfeição! Façam bem feito! Jamais se contentem com melhorias apenas marginais e maquiadas.
- Tenham gratidão às suas famílias. Esta vitória também é delas. Confiem a ela o seu choro e as suas angústias. Divida com ela as suas emoções, seus momentos de descanso , de lazer e, sobretudo, divida com ela os frutos do seu trabalho e o seu sucesso. Parabéns, senhores pais, pelos filhos maravilhosos que vocês tem.
- Tenham temor a Deus! Acreditem que há uma força superior e interior balizando as vossas atitudes. É hospedando um frio em minha barriga que eu me curvo a este Deus para agradecer a minha vida, a vida de vocês e a esta especial homenagem.
Meus colegas!
Ampliei a lista dos formandos, aqui incluindo aqueles que por alguma razão optaram por não estar aqui. Não farei a chamada oral, até porque sempre os tratei pelos próprios nomes e, por isto mesmo, eu reitero que vocês foram, são e serão sempre especiais para mim. Levarei esta lista para casa e para os meus arquivos. Eu a terei sempre em minha lembrança e em meu coração!
- Sejam livres! Livres de amarras emocionais! Livres da empáfia, da prepotência ou do pedantismo! Livres de preconceitos! Livres! Com o coração puro e estuante de entusiasmo por esta conquista de hoje! Livres para voar...cada vez mais alto! Livres...
EU AMO VOCÊS!!!
Professor de Ortopedia - Arnóbio Moreira Félix"

(Trecho do discurso de paraninfo da turma de Semiótica Ortopédica da Faculdade de Saúde e Ecologia Humana pronunciado durante solenidade de formatura realizada dia 22 no Teatro do Sesiminas pelo médico Arnóbio Moreira Féix).

Comentários