O TROFÉU CARLOS
DRUMMOND DE ANDRADE

Não tenho por hábito aceitar toda e qualquer homenagem, alimentando de forma insensata a fogueira de vaidades que se alastra sociedade afora feito erva daninha em lavoura malcuidada. Ou seja, guiado por minha visão crítica e avessa a bajulações inócuas, só abraço honrarias que tenham alguma coisa a ver comigo e com o meu trabalho literário.

Afinal, como todos sabem, medalhas, diplomas e troféus têm custo e, se assim é, cabe-me o discernimento de pagar por algo que seja ao menos legitimado pela luz do mérito.

No caso, o troféu Carlos Drummond de Andrade tem muito a ver com minha trajetória, pois em 1977 enviei correspondência ao Poeta Maior e dele recebi resposta incentivadora e gentil, que se encontra postada em meu livro "Cio de Vento", editado em 1987, e também em meu site (http://www.carlosluciogontijo.jor.br/), com uma foto de Drummond ao lado.

Muito tempo antes de ser comunicado de minha indicação para o troféu Carlos Drummond de Andrade, proveniente de iniciativa espontânea da artista plástica, poeta e escritora Andréia Donadon Leal, fundadora e presidente da Academia de Letras do Brasil Mariana – ALB-MARIANA, havia feito (e enviado a amigo diagramador) um esboço de contracapa para o meu 14º livro, o romance QUANDO A VEZ É DO MAR, que será lançado no dia 27 de abril de 2012, data de meu 60º aniversário, na qual será estampado um poema "gerado" em homenagem a Carlos Drummond de Andrade, que ora lhe deixo logo abaixo, numa prova de que a homenagem de que sou alvo em Itabira (no dia 05 de junho) tem uma razão palpável – dispondo de um alicerce tangível erguido no transcorrer de minha caminhada literária ao longo da vida; desde as primeiras lavras em Santo Antônio do Monte.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
MANTRA DE DRUMMOND

Na vida a pedra é eterna senda comum
Cada um de nós herda a sua própria fenda
Mas em Itabira o Poeta Maior incomum
Entrelaçou mar na peneira de versos em corrente
E na renitência garimpeira de mineiro sozinho
Ensinou a gente a gotejar mantra de paciência
Sobre a dura consistência da pedra no caminho
Carlos Lúcio Gontijo

Comentários