José Saramago, escritor polêmico


O escritor português José Saramago foi sabatinado pela Folha de S.Paulo. Aos 86 anos, ele veio ao Brasil para lançar novo livro e falou para mais de 300 pessoas no Teatro do jornal paulista. Como sempre com afirmações polêmicas. Duas delas: Por que eu teria de mudar minha concepção de Deus após a doença? Por que supostamente me salvou a vida? Quem me salvou foram os médicos e a minha mulher. Deus se esquedeu de Santa Catarina? Não quero ofender ninguém, mas Deus não existe. Salvo na cabeça das pessoas".

"Sou aquilo que se pode chamar de comunista hormonal. O que iso quer dizer? Assim como tenho no corpo um hormônio que s".e faz crescer a barba, há outro que me obriga a ser comunista".

José Saramago é casado com a espanhola Pinar del Rio e mora nas Ilhas Canárias, embora passe grande parte do tempo percorrendo o mundo. É Prêmio Nobel de Literatura, 1998.

Comentários